quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Depoimentos sobre experiências com a leitura e a escrita realizados por personalidades de diferentes ramos.



REGINA DOS REIS BARBOSA
Minhas lembranças são principalmente da minha mãe lendo a noite para que eu e meus irmãos fossemos dormir .Quando comecei a ler sozinha as primeiras letras queria ler tudo para meus irmãos , pois sou mais velha que eles ,na escola me recordo muito pouco destes fatos terem ocorrido.
 Nas minhas aulas procuro ler pequenas parábolas para os menores,  textos reflexivas para os maiores, e sempre peço pra que reescrevam oque entenderam. 



ROBERTA CUNHA DOS SANTOS MEDEIROS


Gosto de ler,mais não sou uma amante da leitura,só que quando pego um livro e gosto vou até o fim sem querer parar.A leitura e a escrita entraram na minha vida desde muito cedo,pois minha mãe Maria José também professora,naquela época professora primária sempre me incentivou a leitura e a escrita.Ela sempre me contava histórias,me mostrava figuras,me ensinava as  letras,sendo assim quando fui para escola não tive tantas dificuldades.Lembro também que na minha casa tinha bastante livros de diferentes temas,os meus preferidos quando pequena eram as obras de Monteiro Lobato,minha mãe tinha a coleção.Hoje tenho dois filhos e faço o mesmo com eles,pois acho que a leitura e a escrita é essencial para nossa vida.Meu filho mais velho gosta de ler,só que quando pequeno se interessava mais,lia me contava o que leu, também lia para ele,hoje como todo adolescente preciso pegar no pé se não ele só lê os livros que a escola pede.O meu filho mais novo também sempre gostou de escrever e de ler desde bem pequenininho,gosta de ler gibis,Harry Potter entre outros,escreve muito bem,textos lindos.Fico muito orgulhosa dos meus filhos,pois sei que eu sou uma peça importante neste gostar da leitura e da escrita,como minha mãe foi muito importante para mim.

MICHELI AMARO EVANGELISTA MARQUES
Quero deixar aqui o meu depoimento com relação a minha experiência com a leitura e escrita.                                                                                                                                                                                                                 
Na verdade nunca foi muito fácil pra eu remar contra a maré. Nunca tive apoio familiar pra estudar e um belo dia quando peguei um livro pra ler e esse não era uma bíblia, riram de mim pela grossura do livro. A leitura religiosa já fazia parte da minha vida, mas, queria ler algo diferente. Acabei  ganhando um livro de parasitologia médica e aos quinze anos me descobri. Eu li o livro todo e me apaixonei pela biologia.                                                                                        Disseram que eu estava pirando, pois só queria ler e escrever sobre o que estava lendo. Depois disse adquiri o hábito da leitura e ela passou a fazer parte do meu dia a dia. Leio tudo, de bulas de remédios a rótulos de produtos.                                                                                                                                         O reconhecimento veio.  Hoje tenho diploma de bióloga e de pesquisadora na área da saúde. Sou professora no Estado e também dou aula no ensino particular. Sou Feliz mesmo sendo sempre uma pessoa sozinha, os livros sempre foram meus companheiros e é graças a eles que me tornei uma pessoa melhor e busco melhorar a cada dia. Obrigada!
Nisvaldo Aparecido Santana


As lembranças que tenho referente ao metodo que aprendi a ler foi minha professora do ensino fundamental, usando o metodo de calculo e interessante, que facilitava o entediment. Também minha mae lendo a Biblia para mim, ficava observando e pesando se um dia poderia ler tão bem, esse dois papeis me incentivaram a crer que era capaz.
Hoje tenho visto que podemos fazer o mesmo com os nossos alunos, incentivar o amor pela leitura, temos tantos recursos que podem ser utilizados em sala, muitos livros que podem ser baixados gratuitamente no celular, o aluno gosta quando o professor inova em sala de aula, precisamos aguçar sua curiosidade para o saber e aprendizagem.
O maior problema de muitos hoje em não conseguir ir bem em uma prova é a falta de interpretação de texto e precisamos em sala trabalhar a interdisciplinaridade.

2 comentários:

  1. Cada um de nós tivemos experiencias marcantes, que acrescentaram em nossas vidas e nos fizeram chegar até aqui

    ResponderExcluir
  2. Essas experiencias jamais serão esquecidas.

    ResponderExcluir